Aparelhos Ortodônticos: Tudo o que você precisa saber

Atualmente existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos no mercado. Graças a evolução nos tratamentos, usá-los não é mais tão desagradável e existem opções para todos os perfis de pacientes e  poder aquisitivo.

 

O uso do aparelho deixou de ser um receio pacientes, por isso, o uso desse tratamento é crescente em crianças e até em adultos com mais de 30 e 40 anos. A possibilidade de personalizar as cores das borrachas ou até optar por tratamentos “invisíveis” está deixando cada vez mais fácil aderir aos aparelhos.

 

Por isso, conheça os 8 tipos de aparelhos encontrados no mercado e como fazer a manutenção deles:

 

  • Fixo metálico

Esse é o aparelho mais comum e é composto de bandas, fios metálicos e bráquetes, necessitando também de borrachinhas para mantê-lo no lugar, o que incomoda muitos pacientes.

 

A maior vantagem desse modelo são os resultados bastante satisfatórios para a maior parte dos tipos de desalinhamento. Ele também é de manutenção relativamente tranquila e seu custo é mais baixo comparado aos outros modelos.

 

Feridas na boca e mucosas é uma das principais desvantagens desse aparelho ortodôntico, o qual também pode ser relacionado ao aparecimento de cáries e doenças na gengiva caso sua higienização não for feita corretamente. A questão estética é outra preocupação dos pacientes em relação a esse aparelho.

 

  • Autoligado

Muito parecido com o modelo fixo metálico, a grande diferença é o tamanho dos braquetes e a não utilização das borrachinhas, uma vez que o fio metálico passa por dentro do bráquete.

 

Mais efetivo que o modelo anterior, pode também ser encontrado em safira e porcelana, aumentando ainda mais sua discrição e melhorando a estética do paciente. Ele tem um custo elevado se comparado ao fixo metálico, o que faz dele menos popular também.

 

  • Fixo estético 

Dividido em 3 modelos, ele é um dos mais queridos por pacientes por sua descrição, ajudando na hora do tratamento e adesão do paciente.

 

Conheça cada um deles a seguir

 

Modelo de policarbonato: confeccionado com um tipo de resina plástica, os bráquetes são maiores e menos resistentes que aos dos outros modelos. As peças são de cor branca e os fios metálicos podem ser encaixados com borrachinhas mais discretas, garantindo a estética do aparelho.

 

Modelo de porcelana: tendo um custo mais alto que o modelo anterior, suas peças são brancas leitosas e não mudam de cor com o passar do tempo, ainda necessitando de borrachinhas para sua fixação, ele tem uma grande aceitação no quesito visual.

 

Modelo de safira: de custo mais alto entre os três, é também o mais discreto dos modelos uma vez que suas peças são confeccionadas com porcelana monocristalina, parecendo-se com vidro e se misturando com a cor dos dentes e sendo praticamente invisíveis.

 

  • Lingual

Similar ao primeiro modelo da lista (fixo metálico), a única diferença é que é colocado na parte de trás dos dentes o deixando completamente imperceptível no ponto estético e corrige vários problemas ortodônticos.

 

Muito recomendado para atletas, ele evita lesões em esportes de alto impacto, mas sua higienização é mais complexa do que a dos outros aparelhos deste artigo.

 

  • Alinhadores transparentes

Alinhadores transparentes ou “aparelhos invisíveis” são os modelos mais modernos presentes hoje no mercado. Eles são feitos sob medida e não exige que o paciente vá ao dentista com tanta frequência, uma vez que os alinhadores podem ser trocados em casa conforme a orientação do médico.

 

Mais confortável que os outros modelos, ele deve ser tirado na hora das refeições e para a higiene. Só é indicado para casos de desalinhamento dos dentes e é o mais caro da lista, porém o investimento vale a pena por sua comodidade.

  • Expansor palatino

Não muito conhecido, ele é utilizado para corrigir a mordida do paciente ou aumentar o tamanho do palato – céu da boca. Mais indicado para crianças, ele também pode ser utilizado por adultos.

 

A função desse aparelho é ampliar a arcada dentária e ajudar também no tratamento de doenças como o bruxismo. Então, ele ajuda a reposicionar os dentes entre cavados facilitando a mastigação.

 

  • Móvel

Ao finalizar a fase de alinhamento da arcada dentária, o paciente começa a fase de contenção e aí entra o aparelho móvel. Ele é utilizado para evitar que os dentes voltem à sua posição original e garante o resultado do tratamento.

 

O tempo de utilização deste aparelho depende muito do caso, sendo sua retirada progressiva, ou seja, no início o paciente o utilizará por 24 horas no dia e após alguns meses seu uso reduz para apenas à noite até que ele seja completamente descartado.

 

  • Extrabucal

Um dos tipos menos utilizados hoje em dia, sua função é aplicar força elevada aos ossos da face. A maior desvantagem desse aparelho é a estética, uma vez que fica bem à mostra.

 

Mais indicado para crianças em fases de crescimento, ele exige que seja utilizado por longos períodos de tempo e evita extrações de dentes ou procedimentos cirúrgicos.

 

Para todos esses modelos, existe uma necessidade que o paciente tenha uma atenção especial com relação aos alimentos que consome, higiene e a própria manutenção do aparelho. Confira a seguir algumas dessas precauções:

 

  • Higiene: após colocar qualquer um desses modelos, o paciente necessita ter uma atenção redobrada quando se trata de higiene bucal sendo um fator primordial.

Aumentar o número de escovações por dia e também a utilização de fio dental é extremamente importante para evitar o aparecimento de cáries e tártaro.

Além disso, a falta de escovação frequente nos indivíduos que usam aparelho pode provocar mau hálito, devido à ineficiência da remoção dos restos de alimentos na boca.

  • Alimentos:

Evitar alimentos duros e pegajosos podem provocar rupturas ou deformações na estrutura do aparelho. Além de prejudicar a mastigação, esses alimentos podem provocar danos a longo prazo em sua arcada dentária

 

  • Manutenção

Para alguns dos modelos da lista, é necessária a visita recorrente ao dentista para aplicação de resina e manutenção das peças e troca das borrachinhas. É também importante lembrar que o aparecimento de lesões como aftas no interior da boca é extremamente comum e, por mais que incomodas, não são contagiosas. O paciente pode optar por colocar resinas nas lesões para diminuir o incômodo e evitar ingestão de alimentos ou bebidas ácidas no período de cicatrização.

 

A escolha de qual modelo utilizar não é apenas do paciente, uma vez que cada um é indicado para determinados problemas odontológicos. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a IORC e saiba mais, ou marque uma consulta em uma de nossas sedes e volte a sorrir sem medo!

Compartilhe:

Mais Posts

Prótese Protocolo: Restaurando sorrisos com confiança e estabilidade

Prótese Protocolo: Restaurando sorrisos com confiança e estabilidade A perda de dentes pode impactar significativamente a qualidade de vida, afetando a estética do sorriso, a função mastigatória e até mesmo a autoestima. Felizmente, a odontologia moderna oferece soluções avançadas, e a prótese protocolo se destaca como uma alternativa inovadora para aqueles que buscam a recuperação

Implantes Dentários: A Solução Duradoura para Recuperar Seu Sorriso

A perda de dentes pode ser um desafio para a autoestima e a saúde bucal. Porém, a odontologia moderna oferece uma solução eficaz e duradoura: os implantes dentários. Neste artigo, descubra os benefícios dessas estruturas e como elas podem transformar seu sorriso e qualidade de vida. O que são implantes dentários? Estruturas metálicas de titânio

Qual a diferença entre as Facetas e as Lentes de Contato de Porcelana?

As facetas de porcelana e as lentes de contato são feitas do mesmo material, portanto tem as mesmas características e resultados estéticos. Muito se fala sobre a diferença de espessura entre os dois materiais, porém o que difere um do outro é a necessidade de desgaste do dente para a aplicação, que é feito por

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?